terça-feira, 18 de setembro de 2007

[p02] Carnaval do Brasil

13/09/07
Debates acontecerão no Rio de Janeiro (de 18 a 21 de setembro) e em Salvador (de 8 a 11 de outubro) e serão transmitidos ao vivo pela Internet

A festa popular com a qual o povo brasileiro mais se identifica será tema de uma série de debates no Rio de Janeiro e Salvador. Pesquisadores, jornalistas, intelectuais, artistas e demais profissionais vão se reunir entre os meses de setembro e outubro para participar do projeto Carnaval do Brasil, viabilizado com o apoio do Programa Cultura e Pensamento, do Ministério da Cultura.
O Carnaval tem sido, há algumas décadas, amplamente estudado dentro e fora das universidades brasileiras e já serviu como inspiração para um número incalculável de teses sociológicas, antropológicas, filosóficas e literárias que partem do tema para pensar o Brasil e o brasileiro. O projeto em questão visa diagnosticar e recontar a história dessa festa, reconstruindo a cena carnavalesca do século passado até os nossos dias. As mesas de debates acontecem entre os dias 18 e 21 de setembro, no Centro Cultural Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24, Lapa), no Rio de Janeiro; e entre os dias 8 e 11 de outubro nos teatros Castro Alves e Vila Velha, em Salvador.
Intitulada Imagens do Carnaval, a primeira mesa irá abordar a estética da festa, por meio da apresentação e análise de trabalhos audiovisuais. Entre os debatedores no Rio estão o jornalista Sérgio Cabral e o escritor Rui Castro, autor do livro Carnaval no Fogo. A segunda rodada de debates, com o tema Carnaval Nacional, reunirá pesquisadores do Brasil e exterior e terá a participação de Maria Laura Cavalcanti, professora de antropologia da UFRJ, como mediadora.
Já o terceiro encontro irá abordar a história da festa, com a presença do jornalista TT Catalão e do compositor João Roberto Kelly, dentre outros. A última mesa de debates Organização do Carnaval funcionará como uma assembléia entre os principais realizadores dos Carnavais de Rua do Rio e Salvador, que irão discutir e elaborar políticas públicas a fim de organizar melhor a folia. O encontro acontecerá no dia 21 de setembro, no Rio, e no dia 11 de outubro, em Salvador.
Todos os debates do projeto serão transmitidos ao vivo pela Internet. Saiba mais sobre o projeto
Carnaval do Brasil no site do Programa Cultura e Pensamento, onde já é possível conferir a programação detalhada dos debates na cidade do Rio de Janeiro. O Cultura e Pensamento é um programa do Ministério da Cultura de incentivo ao debate crítico. O seu objetivo é fortalecer os espaços públicos de reflexão e diálogo em torno de temas relevantes da agenda contemporânea. O programa apóia o desenvolvimento de ações ligadas à circulação de idéias produzidas por intelectuais, artistas e pensadores da cultura, tornando-se uma plataforma para a difusão dessas idéias e a aproximação de seus atores. Conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8. 313/91). É coordenado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX) e co-realizado pela TVE-Bahia, pelo Serviço Social do Comércio de São Paulo (SESC-SP), pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Texto: Renato Paiva, Comunicação Socail/MinC

Dispnível em: http://www.cultura.gov.br/noticias/noticias_do_minc/index.php?p=29683&more=1&c=1&pb=1


Análise

O carnaval não é somente um evento que acontece no Brasil, é muito mais que isso. Ele faz parte da identidade cultural do país, e nada melhor do que estudos sobre o tema, que recontam ainda a história do carnaval desde o século passado.

Um fator importante desses debates, será a discussão e elaboração de políticas públicas a fim de organizar melhor a folia.

Acredito que depois desse evento, que reunirá grandes estudiosos do Brasil e exterior o Carnaval conseguirá ser mais organizado, além de seu intuito ser melhor transmitido ao público.






Proposta


A proposta seria escrever um livro sobre o Carnaval do Brasil, após esses debates que acontecerão no Rio e em Salvador e posteriormente levá-lo a outros países juntamente com uma exposição sobre o tema.

A exposição ocorreria em espaços públicos, apresentando a história do Carnaval, através de fotos, documentos, fantasias usadas por grandes nomes do carnaval, vídeos, palestras com os pesquisadores, jornalistas, intelectuais, artistas e demais profissionais que participaram dos debates, além de oficinas de daças.

Ao final de cada exposição aconteceria um show com a bateria de uma escola de samba e a apresentação da porta bandeira com o passista.

Seria uma forma de divulgar o Brasil em outros países, incentivando as pessoas a visitarem o país, além de conhecerem um pouco mais a nossa cultura.

Um comentário:

frederico canuto disse...

PORQUE NÃO OFICINAS DE PRODUÇÃO DAS EXPOSIÇÕES ENQUANTO ELAS ESTIVEREM OCORrendo?!?!?! algo do tipo: vou lá, faço oficina de pandeiro e no final, todos produzimos um cd, eu e meus colegas, com a musica feita...ou seja, produção cultural local inediata...e ai, o cd fica passando em cabines de escuta...